Seja Bem Vindo ao Blog do Massariolles!!!

Como o vírus entra no Computador


Com o Avanço da Tecnologia,muitos problemas avançam junto como as pragas virtuais, que já citei em postagens anteriores e hoje vou comentar novamente,como já sabemos não podemos confiar em ninguém,muito menos em pessoas estranhas que usam de artifícios duvidosos para aproveitar da nossa distração para nos importunar com a disseminação de vírus e suas variantes temidas.Abaixo segue algumas dicas de como nos infectamos e como fazer para evitarmos os problemas causados por essas pragas virtuais.

Como o vírus entra no Computador?

Existem diversas formas, a mais popular é quando a pessoa abre um email contendo anexo que com código(arquivo) malicioso que prejudica o funcionamento da sua máquina.

Muitos vírus já estão armazenados em dispositivos móveis

- iPod - iPhone - Mp3, Mp4, Mp5, Mp6, Mp7, M9, Mp10 e Mp11 - pendrive - câmeras digitais - cartões de memória - disquete - CD ou CDR-W - DVD ou DVR-W

A comunicação instatânea de programas como MSN, Skype também possibilita a entrada de vírus, muitos usuários recebem mensagens com links e acabam clicando ao despertar a curiosidade e com isso infectam o computador sem saberem.

Programas para baixar ou copiar arquivos da Internet como Filmes, Músicas (mp3,wma), vídeos, jogos e softwares permite a entrada de vírus no computador.

Fique atento ao copiar programas de conteúdo ilegal os mesmo contém em seu arquivo programas executáveis que executam códigos maliciosos vírus, trojan, malware, rootkit, keylogger ou até mesmos spyware.

Cuidados com mensagens de Email

Fiquem atentos as mensagens com Assunto muito polêmico são os melhores alvos dos golpistas.

- você recebeu um SMS ou Foto Torpedo da Vivo, Claro, Tim ou Oi. - restituição do Imposto de Renda - créditos do FGTS - atualização de segurança do Certificado do Bradesco - compras efetuadas Americanas, Polishop - cartas de amor, cartões virtuais - Fotos ou vídeos exclusivos do BB - Proposta de Empregos dizendo que você foi selecionado - Intimação da Justiça - telegrama dos correios

Vulnerabilidade no Windows

Uma das grandes causa da entrada de vírus no computador ou notebook, são as vulnerabilidade no sistema Windows, que são falhas não corrigidas pela Microsoft, os cracker exploram e criam programas que executam códigos maliciosos que permite a exploração da falha, com isso são roubados dados, senhas, login de usuário e até mesmo arquivos.

Como se proteger?

Para se proteger utilize as dicas abaixo:


- Atualização do Windows sempre ligada

- Faça o Windows Update

- Firewall sempre ativado

- Cuidado ao permitir o acesso de programas para acesso a internet no Firewall

- AntiVírus sempre instalado, ativado e atualizado

- AntiSpyware sempre instalado, ativado e atualizado

- Faça varredura no seu computador com AntiVírus e AntiSpyware

- Ative o anti pop up aquelas janelinhas que ficam abrindo ao visitar sites

- Proteja sua rede sem fio, utilize criptografia e MAC

- Desative o AutoRun se possível para todas as unidades