Seja Bem Vindo ao Blog do Massariolles!!!

Segurança em sua Caixa Postal

Você já deve ter ouvido falar em certificados digitais, criptografia, autenticação, certo? Grande parte das pessoas pensa que apenas servidores podem utilizar certificados e apenas aqueles sites que possuem o "cadeadinho" no canto inferior direito é que usam criptografia e estão seguros. Errado. Seu e-mail também pode ter essa tecnologia.

Primeiro é preciso saber o que um certificado de e-mail faz e qual a vantagem em utilizar algo assim.

Os certificados de e-mail utilizam a tecnologia da criptografia e assinatura digital com dois propósitos: garantir a autenticidade do emissor e a inviolabilidade dos dados. A autenticidade garante apenas que você é mesmo a pessoa que enviou tal mensagem, já a inviolabilidade pode assegurar que a mensagem não foi alterada no caminho e/ou não foi lida por terceiros. No último caso, tanto o emissor quanto o receptor do e-mail precisam ter certificados de e-mail.

Funciona da seguinte forma: você instala o certificado em sua máquina que é dividido em duas chaves de criptografia, uma pública e uma privada. A chave de criptografia privada serve para autenticar e decodificar qualquer texto enviado com a chave pública e essa segunda serve para autenticar mensagens enviadas com a chave privada e codificar mensagens para o destinatário. Complicado? Vamos citar um exemplo:

1. Eu tenho certificado e te envio um e-mail assinado. Essa mensagem vai aberta (não codificada) e em anexo a minha chave pública. Com ela, você pode confirmar que quem lhe enviou a mensagem fui eu mesmo e ao recebê-la, é gravada em seu programa de e-mail.

2. Supondo que você também tenha um certificado, você pode responder ao meu e-mail com a opção de codificá-lo (já que você tem minha chave pública) e assinar. Ao receber a sua mensagem, só eu posso lê-la, pois a minha chave privada é a única capaz de fazer isso. Ao mesmo tempo, eu vou ter a partir desse momento a sua chave pública, garantindo que foi você mesmo que enviou e podendo codificar os próximos e-mails.

Demais, não? É como ter uma linha privada de conversação, livre de grampos.

Existem diversos tipos de certificados de e-mail, alguns pagos e outros gratuitos, alguns mais simples e outros mais complicados de instalar e usar. Se você tem facilidade com o idioma inglês, sugiro começar pelo certificado gratuito da Thawte, que eu uso há muitos anos. Basta seguir as instruções para instalar em seu programa de e-mail.

Ah! Se você usa webmails (Yahoo!, Gmail, Hotmail, etc), desculpe, não vai rolar. :(

matéria retirada do site do yahoo
by massariolles

0 comentários: